Inscrições onlineRenovações online Contactos Ala AirSoft
 ALA
 Airsoft
 Documentação
 Associados
 Regulamentos
 Serviços FPA





O que é o Airsoft
Descrição sobre em que consiste este desporto tão recente na nossa sociedade nacional, e em que princípios se baseia.

Introdução

 O airsoft é uma modalidade desportiva, de âmbito competitivo ou meramente recreativo, dividida em disciplinas desportivas cujos praticantes são munidos de Armas de Airsoft, que disparam pequenas esferas plásticas através de ar ou um outro gás comprimido.
Deverão ser consultados os regulamentos para as respectivas disciplinas, sendo que todas elas se regem pelo Regulamento Geral da Prática de Airsoft.

Airsoft

J.T.E.

Tiro de Precisão

Tiro Prático

Tiro Desportivo


Disciplinas desportivas

JTEJ.T.E. - O Jogo Táctico em Equipe consiste num desporto de equipa de inspiração na simulação táctico-militar, colocando em confronto duas ou mais equipas de número indefinido de elementos em ambiente natural ou urbano, cujos jogadores são munidos de réplicas de armas reais, que disparam pequenas esferas plásticas de forma automática ou semi-automática através de ar comprimido. Os objectivos de jogo são definidos à priori e podem consistir na eliminação da equipa adversária, captura de um objecto ou jogador assinalado, escolta, ataque/defesa de perímetro, entre outros. O Airsoft, para além de proporcionar encontros e agradáveis convívios entre os praticantes enaltecendo a componente de camaradagem, é um jogo que desenvolve nos seus praticantes noções de táctica, lógica, coordenação, orientação, técnicas de sobrevivência, furtividade e condição física. Contudo, não advogamos o uso de violência nem a filiação a qualquer grupo militar, ideologia política ou tendência religiosa. Esta é uma actividade que prima pela diversão que proporciona aos seus praticantes, simulando cenários de desafio e conquista.

Vulgarmente confundido com o Paintball, esta vertente do Airsoft difere de forma imediata, na utilização de munições que não pintam o jogador atingido. Desta forma, o J.T.E. apela à honra do jogador, e ao seu fair-play perante os camaradas adversários. A munição de 6mm utilizada no Airsoft prima igualmente na violência impacto relativamente ao Airsoft, reduzindo o equipamento necessário a uns simples óculos de protecção.


Tiro PráticoO Tiro Prático de Airsoft é uma vertente deportiva recente, que tem ganho adeptos e notoriedade no mundo do airsoft. Esta disciplina desportiva do airsoft, de âmbito individual, consiste na prática de tiro ao alvo com arma de softair, segundo as orientações do IPSC.
A FPA é pioneira na introdução desta disciplina a nível de airsoft, tendo adaptado os regulamentos á realidade do airsoft. A prática desta disciplina desportiva é aliciante, divertida e com imenso potencial, permitindo elevar a capacidade de reflexos e da pontaria do participante. Embora esta seja uma adaptação para Airsoft da vertente real, existem muitas regras de prevenção que, embora atenuadas, necessitam de serem cumpridas para manter o nível de exigência que a FPA deseja, e garantir a máxima segurança dos praticantes, corpo de arbitragem e assistência


Tiro DesportivoO Tiro Desportivo é uma Disciplina desportiva do airsoft, de âmbito individual ou colectivo, que alia o tiro de precisão na sua forma mais simples com a prática de actividades atléticas como a corrida ou a corrida com obstáculos.
Esta disciplina ainda se encontra em desenvolvimento, contando para já com um género de prova já concretizada: O Biatlo de Airsoft.

O Biatlo de Airsoft consiste numa versão adaptada do Biatlo olímpico (versão de verão) para um enquadramento á realidade do airsoft.
O percurso consiste num circuito fechado com 1/2 km de distancia, que consoante o tipo de prova cada atleta terá de percorrer uma ou mais vezes. Ao longo do percurso encontrará diversos pontos assinalados para tiro ao alvo. Independentemente da distância entre o atleta e o alvo a abater, a sua disposição e tipo de prova, existem diversas posições que os atletas tem de adoptar. Sendo estas de pé, ajoelhado, isto é, com, pelo menos, um joelho em contacto com o chão, ou deitado


Tiro de precisãoO Tiro de precisão é uma Disciplina desportiva do airsoft, de âmbito individual, que consiste na prática de tiro ao alvo com arma de softair, de forma estacionária, exigindo concentração e disciplina do praticante.
Esta é a forma mais comum e praticada em termos de airsoft por muitas pessoas, se bem que não num nível de competição. A FPA pretende estabelecer alguns padrões para o desenvolvimento desta disciplina, de forma a se poder enquadrar num panorama de competição por mais simples que seja.


Diferenças entre o J.T.E. do Airsoft e o jogo de Paintball

Para quem desconhece, o Airsoft é facilmente confundido com a modalidade Paintball. Embora apresente algumas semelhanças, difere em inúmeros aspectos. A lista seguinte procura reunir essas diferenças para que seja possível evidenciar a distância que separa as duas modalidades:

  • O Airsoft na vertente J.T.E. centra-se numa perspectiva de simulação mais táctica (numa clara inspirção mil-sim) que o Paintball, diferenciando-se pela utilização de réplicas de armas de fogo ao invés de utilizar marcadores.
  • O tipo de munição utilizada no Airsoft é de 6 mm, esférica e feita de PVC maciço. Como não pinta o jogador atingido, faz-se apelo ao código de honra sempre presente na comunidade de jogadores.
  • A energia causada pelo impacto de uma munição de Airsoft é consideravelmente menor à energia provocada por uma munição de Paintball. A munição de Airsoft pesa 0,20 g e tem 6 mm de diâmetro, enquanto que a de Paintball pesa 0,80 g e tem 11,1 mm. Este factor leva a que o impacto de uma bola de Paintball seja mais dolorosa que o mesmo efeito em Airsoft.
  • Jogar Airsoft é mais barato devido ao custo de consumíveis envolvidos. Tem munição assumidamente mais barata que o Paintball e utilizando como meio de propulsão a energia eléctrica, não depende de custos ao nível de gases.
  • O tipo de jogo praticado em Airsoft é orientado por objectivos do que orientado a eliminar a equipa adversária. É comum existirem jogos onde os objectivos são cumpridos e nem chega a existir troca de tiros.
  • O Airsoft permite o escalonamento de armas de Airsoft de acordo com a natureza de cada uma. É possível distinguir pistolas, pistolas-metralhadoras, espingardas de assalto, caçadeiras, metralhadoras de secção e armas de tiro furtivo. Todas elas com as suas diferenças e propósitos tácticos.
Número de visualizações deste documento: 44238


_________________________________________
voltar | início

Associação Lusitana de Airsoft 2005-2013
A Associação Lusitana de Airsoft é uma Associação de Promoção Desportiva cuja publicação consta no Nº65 da III Série do D.R., a 4/04/2005, sob a denominação de Federação Portuguesa de Airsoft.
Última rectificação estatutária a 12/08/2011.
A reprodução parcial ou integral desta página web sem o consentimento da Associação Lusitana de Airsoft, assim como a utilização do nome e logótipo oficial, está expressamente proíbida.