Inscrições onlineRenovações online Contactos Ala AirSoft
 ALA
 Airsoft
 Documentação
 Associados
 Regulamentos
 Serviços FPA





FAQ
Perguntas frequentes sobre a filiação na ALA

Quando é que me vou poder Associar?

Hoje mesmo! A FPA já admite inscrições de clubes/associações e praticantes individuais. Utilize o formulário de inscrição e siga as instruções.

Tenho menos de 18 anos, poder-me-ei federar?

Agora sim. Se tiveres mais de 16 anos podes inscrever-te na ALA com autorizaçãodo teu encarregado de educação e depois poderás comprar a tua arma de Airsoft.

Quanto tenho de pagar?

Por favor consulte o preçário.

Porquê valores tão discrepantes em relação aos praticantes?

Uma federação assenta sobre clubes. O facto da ALA permitir a filiação de praticantes sem clube consiste num regime de exepção. O valor apenas tem um único objectivo: levar todos os praticantes a aderirem a um clube local. Esta é uma aposta conscenciosa na evolução do Airsoft em portugal.

O que é que inclúi o valor das quotas?

Inclúi um cartão identificativo e personalizado, apoio legal, possibilidade de atender a reuniões e eventos de cariz desportivo.

Existe alguma jóia de inscrição?

Sim. Por favor consulte o preçário.

De quanto em quanto tempo precisarei de pagar?

Apenas uma vez por ano, durante o periodo especificado no Regulamento de Clubes e Praticantes.

Quando é que se renova a inscrição?

As renovações são simples de entender:

  • Todos os anos existe um periodo para que seja possível renovar a inscrição (Setembro e Outubro).
  • Depois do periodo de renovação existem mais dois meses (Novembro e Dezembro) nos quais o praticante ainda poderá renovar a sua inscrição, sendo sujeito a uma multa por incumprimento de datas.
  • Após estes 4 meses a inscrição é anulada, não podendo ser repescada e forçando a nova inscrição e consequente pagamento da jóia anual.

Quanto tenho de pagar no acto de renovação?

Ao renovar, o associado estará a pagar somente a quota. A jóia de inscrição foi apenas paga no primeiro contacto e não voltará a ser pedida. Também é importante saber que as quotas são mensais, embora a ALA apenas aceita pagamentos anuais por questões de logística. Assim, o associado pagará pelos meses que está inscrito e nunca mais do que isso. Eis como funciona a mecância de revalidação da inscrição:

  • 1º Ano: Inscrição - O sócio paga jóia mais 12 meses de quotas (quer se inscreva em Janeiro, quer em Agosto).
  • 2º Ano: Acertos - O sócio terá de pagar o ano seguinte por completo excepto se já pagou a mais no ano de inscrição.
    Por exemplo: Se o sócio se inscreveu em Junho (6º Mês) e pagou 12 Quotas, no 2º Ano apenas tem de pagar 5 Quotas.
  • 3º Ano e consecutivos - O sócio paga os 12 meses sempre na altura de renovação.

Para mais informações e exemplos adicionais, consulte a página de inscrição.

Sou militar contratado ou PSP. Preciso de me associar?

Sim e não. Não precisa de cartão de federado para comprar ou deter uma arma de Softair, contudo para usufruír da componente desportiva oferecida pela ALA, terá que se registar na FPA.

Que tipo de documentação irá a ALA pedir?

A lista resume-se a:

  • Impresso MOD.1 devidamente preenchido;
  • Fotocópia do documento de identificação (BI, Passaporte,...);
  • 1 fotografia tipo passe, a cores e actualizada;
  • Certificado de registo criminal original e actualizado (menos de 1 ano); Já não é já necessário a entrega do Registo Criminal (desde 6/06/2009)
  • Fotocópia do documento de identificação do Encarregado de Educação (BI, Passaporte,...) - apenas para menores de 18 anos;

E no acto de renovação, o que será pedido?

Para além do pagamento, a lista resume-se a:

  • Facultativo: Impresso MOD.1 devidamente preenchido (em caso de mudança de dados);
  • Facultativo: Fotocópia do documento de identificação (BI, Passaporte,...);
  • Facultativo: 1 fotografia tipo passe, a cores e actualizada;
  • Certificado de registo criminal original e actualizado (menos de 1 ano); Já não é já necessário a entrega do Registo Criminal (desde 6/06/2009);

Como é que a inscrição se irá processar?

O acto de inscrição pode ser realizado junto dos clubes existentes, os quais se encarregarão de veícular todo o processo até à ALA, ou directamente pela ALA por via postal, em caso de inscrições ausentes de vínculo a clube. Os interessados na modalidade de independente, terão de imprimir o formulário indicado, juntar toda a documentação num envelope e enviá-lo para a morada a anunciar, em correio registado. O periodo de processamento estimado será de 15 dias úteis.

Já não é preciso o Registo Criminal?

Não! Os sócios votaram favorávelmente à proposta de eliminação do pedido do registo criminal na X Assembleia Geral a 6/06/2009.

Existe algum tipo de cartão identificativo?

Sim. Existe um cartão personalizado, em plástico. Apresenta-se com a fotografia, nome, número de praticante e clube (se aplicável). Contém também código de barras que servirá para identificar de forma rápida o jogador em eventos, lojas e instalações próprias à prática de Airsoft.

O que são praticantes pioneiros ?

Todos os inscritos até 6 de Outubro de 2006 contam com o estatuto de praticante pioneiro, uma distinção que acompanhará estes praticantes ao longo da sua vida federativa. Este estatuto está limitado a pouco mais de 300 praticantes e não será novamente atribuído.

Que tipo de benefícios terei eu como federado?

A ALA não oferecerá, numa primeira fase, qualquer tipo de benefício para além de proteger o praticante perante a lei, dando a única justificação plausível de uso de uma arma de Airsoft. A seu tempo serão incluídos protocolos com empresas e associações, dos quais todos poderão usufruír. Neste momento a preocupação cinge-se no cumprimento da Lei. Repetimos que estão previstas mais vantagens para o associado, mas que isso não é prioridade para o momento.

Como é que a ALA irá ver as equipas?

As equipas não têm personalidade jurídica nem influí directamente na representação do Airsoft perante organismos públicos e a própria sociedade. Desta forma, a ALA apenas tem como alvo o praticante, ignorando a forma como este se organiza perante outros. Assim, o conceito de equipa não tem valor neste panorama, não interferindo contudo no processo normal de federação de pessoas ou clubes. Não obstante, a ALA encoraja os membros de cada equipa a trabalharem em conjunto para terem todos a situação regularizada e poderem exercer a actividade sem quaisquer problemas.

E porque é que não aceitam clubes de praticantes?

Para a formação de um clube de praticantes, o Airsoft necessita de reconhecimento como desporto junto do Instituto do Desporto de Portugal ou do Comité Olímpico Português. Como isso ainda não é uma realidade, é infelizmente impossível criar um clube de praticantes de Airsoft.

Poderá a ALA rejeitar propostas de inscrição?

Sim. Caso não sejam cumpridos os requisitos mínimos de idoneidade, a ALA reserva-se ao direito de negar propostas de inscrição.

Número de visualizações deste documento: 25152


_________________________________________
voltar | início

Associação Lusitana de Airsoft 2005-2013
A Associação Lusitana de Airsoft é uma Associação de Promoção Desportiva cuja publicação consta no Nº65 da III Série do D.R., a 4/04/2005, sob a denominação de Federação Portuguesa de Airsoft.
Última rectificação estatutária a 12/08/2011.
A reprodução parcial ou integral desta página web sem o consentimento da Associação Lusitana de Airsoft, assim como a utilização do nome e logótipo oficial, está expressamente proíbida.