Inscrições onlineRenovações online Contactos Ala AirSoft
 ALA
 Airsoft
 Documentação
 Associados
 Regulamentos
 Serviços FPA





Normas Técnicas
Conjunto de documentos de obrigação, orientação e referência para a organização de jogos e para a uniformização de conceitos empregues na prática do Airsoft.

Download das Normas Técnicas

Formulário de Inscrição (PDF) Norma Técnica Nº1
Cartografia
Como elaborar cartas/mapas de auxilio a jogos ou provas desportivas. Que tipos de representação usar e que simbologia é a mais adequada para a situação em questão.
Download em PDF (1,3 MB)
Formulário de Inscrição (PDF) Norma Técnica Nº2
Comunicação
Que tipos de normas e rádios existem. Quais são as legalmente admitidas. Conselhos para uma boa gestão de canais de comunicação em jogo.
Download em PDF (430 KB)
Formulário de Inscrição (PDF) Norma Técnica Nº3
Equipamento
O que define uma arma de softair. Que tipos de armas de softair existem e como funcionam. Que tipos de munições, gases propelentes e carregadores existem. Uso de pirotécnicos e de aparelho de deflagração em jogos.
Download em PDF (830 KB)
Formulário de Inscrição (PDF) Norma Técnica Nº4
Indumentaria
Identificação em campo de jogadores e árbitros. Níveis de vestuário e onde usar cada nivel (casual, desportivo e camuflado).
Download em PDF (510 KB)
Formulário de Inscrição (PDF) Norma Técnica Nº5
Instalações
Como definir as áreas num local de prática de Airsoft. Ligação com parâmetros de segurança e sinalética.
Download em PDF (340 KB)
Formulário de Inscrição (PDF) Norma Técnica Nº6
Segurança
Tipos de normas internacionais de segurança e sua associação aos tipos de equipamento de segurança. Equipamento aceite e não aceite. Recomendações sobre procedimentos de segurança e actuação em caso de emergência.
Download em PDF (530 KB)
Formulário de Inscrição (PDF) Norma Técnica Nº7
Sinalização
Norma que visa a sinalização de uma prova ou local de jogo, tomando como princípios a sinalética utilizada em Segurança no Trabalho e provas desportivas congéneres.
Download em PDF (560 KB)

Download da Sinalética de delimitação da área de jogo em formato A4
Estes documentos são propriedade intelectual da ALA. O seu download tem como único propósito a consulta de praticantes individuais e clubes, não podendo ser exibidos noutros meio/canal, de forma integral ou parcial, sem o explícito consentimento da ALA.

 

Perguntas e Respostas sobre as Normas Técnicas

O que são?
As normas técnicas são documentos oficiais emitidos pela Federação Associação Lusitana de Airsoft que têm como objectivos: uniformizar os processos de organização, prática e avaliação de provas/jogos de Airsoft; consistir em mais um passo na edificação do Airsoft como modalidade desportiva e organizada.

Para que servem na prática?
Um organizador poderá recorrer às normas técnicas para regulamentar os seus jogos. Por exemplo, em vez de ser sempre necessário enunciar que tipo de óculos de proteçcão são admitidos num determinado evento, bastará dizer que todos os participantes deverão levar consigo óculos que respeitem a norma X, referente ao uso de protecção ocular. Outro exemplo prende-se com a forma como os dados são apresentados (cartas topográficas ou sinalética) no próprio evento. Se houver um standard por onde seguir, o trabalho do organizador torna-se mais simples, e o esforço de assimilação por parte do praticante são diminuidos. Além disso contribuem para uma melhor imagem de coesão e entendimento entre clubes e equipas a nível nacional.

São obrigatórias para alguém federado na ALA?
O propósito destas normas restringe-se aos eventos desportivos conduzidos com conhecimento e apoio da Associação Lusitana de Airsoft, mesmo estas têm aspectos vinculativos e outros opcionais. Assim uma norma contém as seguintes definições na sua estrutura:

  • Obrigações - O que a norma apresente como obrigatório tem carácter vinculativo devendo ser respeitado por todos os intervenientes na prática desportiva da modalidade.
  • Recomendações - O que a norma apresente como recomendável, não tem qualquer carácter vinculativo, porém pode ser utilizado como elemento para a organização autorizar ou desautorizar determinado preceito conforme descrito na norma.
  • Conselhos - O que a norma apresente como conselho, não tem qualquer carácter vinculativo, e o seu cumprimento não pode ser fiscalizado ou forçado por nenhum interveniente em jogo, sendo uma decisão do interveniente interessado em uso próprio.

Fora do esfera de conhecimento e apoio da ALA as normas técnicas, são opcionais. O seu cumprimento dependerá do bom senso do praticante.

As normas não se sobrepôem aos regulamentos das disciplinas desportivas, apenas complementam estes. Ou seja hierarquicamente os regulamentos da Associação estão acima das normas, e em caso de sobreposição de elementos, são estes que valem.

Como são desenvolvidas as normas técnicas?
Estes documentos são um dos muitos exemplos do nosso esforço e dedicação perante o Airsoft como actividade. Cada documento constituí uma peça de conhecimento de referências credíveis e especializadas, submetido a um exaustivo processo de revisão, que após algum tempo é lançado para consulta pública. Acreditamos que este tipo de iniciativa apenas favorece o Airsoft, reforçando a sua componente desportiva e organizada, imagem que resulta de uma acção-chave para o bom desenvolvimento do Airsoft a nível nacional.

Que trabalho congénere existe?
No ramo do Airsoft nenhum. Contudo esta prática é comum em outros desportos e constitui parte integrante da base organizacional que suporta toda a estrutura desportiva desde a federação ao praticante. Mais uma prova de inovação internacional levada a cabo pela ALA.

Número de visualizações deste documento: 15275


_________________________________________
voltar | início

Associação Lusitana de Airsoft 2005-2013
A Associação Lusitana de Airsoft é uma Associação de Promoção Desportiva cuja publicação consta no Nº65 da III Série do D.R., a 4/04/2005, sob a denominação de Federação Portuguesa de Airsoft.
Última rectificação estatutária a 12/08/2011.
A reprodução parcial ou integral desta página web sem o consentimento da Associação Lusitana de Airsoft, assim como a utilização do nome e logótipo oficial, está expressamente proíbida.